terça-feira, 2 de novembro de 2010

Welcome to Berlin! - 12 de Outubro

Terca-feira acordamos bem cedo, uma quatro e meia. Tomamos um café rápido, colocamos as malas no carro e foi aí que a nossa viagem comecou. Nao dormi muito no caminho. Já a Lisa dormiu 80% do caminho, haha :)
Passamos pelas antigas fronteiras entre Alemanha ocidental e oriental, e o Roger me mostrou o local onde antigamente carros eram controlados antes de atravessarem a fronteira.

Chegamos em Berlin! Demorou umas sete horas de carro. A capital do país fica a __ km de Düren. Tem 3,4 milhoes de habitantes. Tem um PIB de 80,62 bilhoes de euros, enquanto NRW (meu estado) tem 501,71 bilhoes.
Fomos para o nosso hotel, deixamos as malas e fomos pegar um metro até o centro da cidade. Quando me dei conta, estava em frente ao famoso Brandenburger Tor (segunda foto). É muito lindo! Ficamos numa praca que fica ao redor dele e vimos uns meninos dancando danca de rua. Chegamos mais perto e vimos, eles eram muito bons! E engracados, misturavam vários estilos de música e temas. Até Titanic eles imitaram, haha.
Continuamos andando, até que vi o imenso Reichstag! É impressionante. (coloco foto num novo post). Esse edifício é a sede do parlamento federal alemao. Há uma cúpula de vidro acima dele, e nós podemos subir lá e ver grande parte da cidade (Mas nao subimos. Nao na terca-feira!).
Vimos também o Bundeskanzleramt, onde trabalha a Bundeskanzlerin Angela Merkel. O edifício é conhecido como Waschmaschine (máquina de lavar roupas), pois tem um formato quadrado e no centro há um círculo de vidros, que lembra uma máquina. (Coloco a foto em outro post!)
A Hauptbahnhof (estacao principal) de Berlin também é bonita. Muito moderna, cheia de vidros, parece um aeroporto por dentro. Os trens se cruzam perpendicularmente, muito legal. Também vi a torre de TV da cidade, outra atracao bem bonita.
O hospital Charité também fica perto da estacao, e o Roger me disse que este era um dos mais importantes centros de saúde do mundo. Eu nao sabia, mas foi alí que descobriram a cura da tuberculose, com o antibiótico.
Encontramos uma amiga de Andrea, que também se chama Andrea, e vive em Berlin. Ela nos levou pra jantar. Pedimos pizza, cada um escolheu o seu sabor. Quando as pizzas chegaram eu fiquei espantada. Para mim uma daquelas dava para todos! Eram enormes. Mas estavam deliciosas. De mais ou menos 15 em 15 minutos o restaurante tremia. Era porque estavam passando trens acima de nós.
Terminamos de comer e fomos andar de noite pela cidade. Vimos a Ilha dos Museus, formada por cinco deles. Também passamos pela catedral de Berlin, com uma cúpula verde água linda. Estava toda iluminada. Vimos um aquário chamado Aquadom, que tem formato cilíndrico e é gigante. Um elevador passa no seu interior, e aí voce pode ver os peixes bem de perto.
Berlin tem muitas estátuas e detalhes em formato de urso, espalhados pela cidade. Tiramos foto com um deles. (Primeira foto)
Pegamos um onibus e fomos até a Potsdamer Platz.Nessa praca vimos o Sony Center, um shopping que tem uma torre com 103 metros de altura e sua cobertura tem um formato bem diferente. É espetacular, tem muitas luzes e uma fonte no seu interior.
Andamos mais um pouco, mas estava MUITO FRIO, entao pegamos o nosso metro de volta para o hotel. Eu e a Lisa ficamos no quarto 204. Conversamos um pouco, mas logo fomos dormir, pois o dia foi bem comprido, e vimos muitas coisas novas! Estavamos bem cansadas.