quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Castelo Cecilienhof - 14 de Outubro


Quinta-feira nao pegamos metro, fomos de carro até Potsdam, uma cidade vizinha de Berlin. Potsdam é a capital do estado Brandemburgo, que circula Berlin. É considerada uma das cidades mais bonitas da Alemanha, por ter castelos muito ricos.
Nós fomos conhecer o castelo de Cecília (Schloss Cecilienhof) que tem um jardim muito grande e seu interior é bem bonito. Mas nao sao só essas as razoes deste castelo ser famoso. Winston Churchill (Inglaterra), Harry Truman (Estados Unidos) e Josef Stálin (Rússia) se reuniram depois da derrota alemã na segunda guerra mundial, em 8 de maio de 1945. O lugar escolhido: o magnífico Castelo de Cecilienhof, construído em 1917 e composto de 176 aposentos, nos arredores de Berlim. Em sua sala de conferência, no andar térreo, os chefes de estado discutiram como ficariam as fronteiras na Alemanha, afinal, terminada a guerra na Europa, haviam soldados desses países aqui, e entao a Alemanha foi dividida em quatro partes (uma delas, francesa).
Os tres grandes também decidiram as fronteiras entre capitalismo e comunismo na Europa. Era o comeco da Guerra Fria...
No jardim desse castelo há um palácio de mármore. Tudo é feito dessa pedra. Da janela do palácio, vimos a casa de um estilista alemao chamado Joop, que fez muita gente ficar eufórica. Mas eu nao conheco, haha.
Após terminarmos de ver tudo, fomos até a casa de dois amigos do Roger e da Andrea. Eles tem dois filhos, Lucas de 2 anos e Alex de 4 anos. Sao muito fofos. Bati o maior papo com o Alex, em alemao. Mas se eu precisasse, eu poderia falar em ingles com eles também, porque a mae deles é americana, e a babá deles é britanica, entao com tao pouco idade eles falam as duas línguas fluentemente! Impressionante de ver.
Voltamos para o hotel e minha hostfamily me ensinou a jogar DOKO, um jogo de cartas alemao (ou nao) muito interessante, porém complicado. Quando eu voltar, vou ensinar os brasileiros a jogar. E preciso ensinar truco por aqui :)
Fomos para o nosso quarto, eu e a Lisa, e eram 15 para meia noite...

Nenhum comentário:

Postar um comentário