quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Um dia de política - 13 de Outubro


Nós acordamos oito horas na quarta-feira, tomamos café no hotel e depois fomos de metro para o centro. Estava muito frio, mas o sol apareceu e o céu ficou bem azulzinho. Fomos até uma praca que fica na frente do Bundeskanzleramt (segunda foto). Os jardins estao lindos aqui na Alemanha, pois estamos no outono, entao as folhas das árvores mudam de coloracao. Algumas estao verde limao, outras amarelas, laranjas, rosas, vermelhas, azuladas. É muito bonito.
Andréa (nao a minha hostmother, a amiga dela) trabalha no Bundeskanzleramt, e ela nos convidou pra passar um dia lá. Só pra explicar de novo, vou fazer uma comparacao. O Bundeskanzleramt é como o Palácio do Planalto (os edifícios tem a mesma funcao).
A polícia nos revistou e nós entramos no prédio que é cheio de vidros, muito claro, uma arquitetura impressionante. Almocamos lá, nos juntamos a uma excursao de adolescentes e fomos conhecer tudo lá dentro. O guia explicou tudo sobre o sistema político alemao.
Na Alemanha, todo cidadao tem direito a voto a partir dos 18 anos, mas pelo que eu entendi nao é obrigatório, é facultativo. O povo elege os parlamentares. O parlamento é responsavel por criar leis e controlar os governos.
O parlamento forma uma Assembléia Nacional e elege o Presidente da Alemanha por 5 anos. O atual presidente é Horst Köhler. O presidente da Alemanha tem o papel de representar o país, mas ele nao tem poder nenhum para aplicar alguma lei se o parlamento negar, diferentemente do Brasil.
O parlamento também elege o (a) Chanceler Federal, que atualmente é Angela Merkel. Ela sim conduz o governo.
Depois da ditadura de Hitler, a Alemanha já teve 8 chancelers e 9 presidentes.
Tomamos um café, vimos presentes dados à Angela Merkel por presidentes de outros países, como uma caixa de DVDs de Bush. Nao achei nenhuma foto e nem presentes dados pelo Lula, mas o guia me explicou que estao sempre trocando os presentes da exposicao, entao provavelmente o do Brasil estava guardado.
Saímos de lá umas tres da tarde e fomos andar pela cidade. Entramos em algumas lojas, vimos a Universidade de Berlin (Humbold Universität), vimos também o por do sol através do Brandenburger Tor. Foi muito lindo.
Quando escureceu fomos até o Reichstag (onde o parlamento alemao trabalha, que nao é no Bundeskanzleramt).
Como eu já disse antes, o Reichstag tem um cúpula de vidro, onde podemos subir. Escolhemos subir de noite para vermos as luzes da cidade. Fomos junto com uma excursao de adolescentes holandeses. Uma guia explicou toda a história da sede do parlamento alemao. As paredes do primeiro andar estao todas pixadas com carvao, e em russo. Logo após o fim da segunda guerra mundial, russos escreveram frases mostrando que eles tinham ganhado a guerra e colocaram datas, quase todas de 1945.
Vimos também a sala onde ocorrem as reunioes e assembléias. Acima dessa sala fica a enorme cúpula. Fomos até lá, eu peguei guia auditivo (EM PORTUGUES! Mas de portugal, ri tanto com o sotaque haha, muito engracadinho) e comecamos a subir a rampa. No centro da cúpula há um cone de espelhos que refletem a luz solar, iluminando a sala de reunioes. A cúpula tem sua parte superior aberta, o que permite a ventilacao da sala. Quando chove ou neva, a agua escorre por calhas, evitando a infiltracao. Tudo muito bem pensado e calculado!
E a vista lá de cima... Nossa, sem palavras. A cidade estava mais colorida do que o normal, porque nessa semana estava acontecendo o 'Festival of Lights', entao cada prédio tinha um conjunto de luzes mais bonito e moderno que o outro.
Depois disso voltamos para o hotel e fomos dormir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário